quinta-feira, 26 de maio de 2011

Preocupação! (Paralisia da fé)

Dependendo do contexto, palavras traduzidas como "cuidados", "preocupações", ou "temor" e "ansiedade" podem revelar tanto atitudes certas quanto erradas na vida de um cristão. O sentimento de temor está correto quando o significado reverência para com Deus por causa de sua santidade*; o cuidado é positivo quando demonstra interesse pelos outros**.

Mas preocupar-se é uma atitude que sempre está errada, porque a preocupação paralisa a fé atuante na vida de qualquer pessoa. Quando nos preocupamos, assumimos a responsabilidades que nunca nos foram delegadas. Jesus ensinou repetidas vezes: "Não vos inquieteis" (Gr. Merimneo, lit. "dividir a mente"), mesmo em relação ás coisas básicas da vida***. A preocupação ou inquietação divide a mente entre coisas úteis e prejudiciais. A inquietação não muda nada**** e serve apenas para desviar o nosso olhar de Deus e de sua fidelidade e justiça. Em vez de nos concentrarmos em Deus, passamos a nos ocupar de coisas concernentes à vida, tais como posses e bens materiais*****. A preocupação é uma emoção nociva e sufocante que consome a energia e tenta elevar a força e engenhosidade humanas acima da força e dos propósitos de Deus.

Fontes de preocupação incluem mudanças, falta de entendimento e de controle sobre nossa vida. A preocupação abre o caminho para o mundanismo, isto é, para as preocupações com as coisas dessa vida. Embora os filhos de Israel tivessem observado Deus abrir o mar Vermelho para libertá-los do Egito, eles não acreditavam que o Senhor providenciaria água no deserto para satisfazer suas necessidades. A preocupação é o oposto de fé, e o ato de preocupar-se sugere que Deus não é digno de confiança para cuidar da nossa vida e suprir as nossas necessidades******. Portanto, no juízo final, "os covardes" estarão ao lado dos "incrédulos" *******.

Ao ligar preocupação com incredulidade, as Escrituras nos dão orientação para voltarmos à fé integral. O caminho que vai da preocupação à fé começa com o reconhecimento do pecado e a confissão da falta de fé******** continua com a libertação********* e termina com a certeza de que absolutamente nada pode separar você do amor de Deus, que é o grande EU SOU**********; Em vez de ansiedade, devemos oferecer livremente ações de graças vindas de um coração firmado na fé em Deus como Todo-Suficiente***********.


 

1* Is 8.13 8******** Sl 139.23

2**1Co 12.25; 2Co 11.28 9*********Sl 34.4

3***Mt 6.25-34 10**********Ex 3.14-15

4****Mt 6.27 11*********** Sl 112.7-8; Fp 4.6-7

5*****Mt 6.31

6******Fp 4.19

7*******Ap 21.8